quarta-feira, 24 de agosto de 2011

LEI DO TRABALHO - resumo


LEI DO TRABALHO
A necessidade do trabalho é lei da natureza, isto é, é intrínseco no homem ter que trabalhar, para desenvolver seu potencial intelectual e moral. Tanto é trabalho o do corpo quanto o da inteligência e, como resultado, temos uma aplicação moral deste trabalho, revertendo para o próprio indivíduo e para aqueles que o cercam, aumentando seu patrimônio material e espiritual, do qual deve usufruir para a sua felicidade.Enquanto o trabalho animal é puramente instintivo e condicionado, o do homem é racional e criativo, permitindo-lhe desenvolver sues potenciais divinos pois não visa apenas a conservação do corpo e os bens materiais. 
O homem evoluído, faz do trabalho um meio para atingir seus fins espirituais de socialização.
O trabalho existe em função das necessidades que, quanto menos materiais sejam, inclinam o homem para um trabalho menos penoso sob o ponto de vista físico. As necessidades materiais exigem um trabalho material, as espirituais, um espiritual.
Quanto mais meios o homem possui para a sua manutenção e sustento, mais obrigação moral te de ser útil aos semelhantes, pois só usar o que possui para o seu gozo,o caracteriza como egoísta e em evolução. A posse de bens que extrapolem as suas necessidades, o obriga a ser útil aos semelhantes, sob pena de converter-se em um entrave  para o progresso moral e social do meio e da sociedade em que vive, podendo, de futuro,encontrar-se impossibilitado de desenvolver uma função voluntariamente desprezada, tendo que viver às expensas do trabalho alheio, sofrendo o peso dos limites que ele mesmo procurou.
Na sociedade atual o trabalho dos pais em favor dos filhos (de maneira geral de uma geração anterior para uma sucessora) deve receber, como recíproca, uma ação de ajuda mútua, estabelecen-do uma cadeia natural de trocas, e que estabiliza a sociedade. O mais velho, ajudando a criança a ser adulta; esta, alcançando a maturidade e seu mais alto potencial produtivo, deverá ajudar e amparar os que por ela tanto fizeram, e se voltar também às novas gerações, que precisam de ajuda e exemplos, e assim sucessiva-mente.

nilton carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário