quarta-feira, 7 de março de 2012

BENEDITA FERNANDES - 80 ANOS DE SUA OBRA





Benedita Fernandes


Benedita Fernandes, uma mulher simples e sem cultura, notabilizou-se pela sua dedicação ao próximo e se transformou numa das referências históricas e de repercussão de Araçatuba. No dia 6 de março de 1932 fundou a Associação das Senhoras Cristãs, que originou o atual hospital. Esta instituição, a primeira obra assistencial espírita da cidade e região é um dos marcos históricos do movimento espírita.


Durante sua profícua atuação assistencial e espírita, inclusive como médium, desde 1927, e até sua partida para o mundo espiritual, em 1947, Benedita Fernandes manteve uma casa da criança, o asilo Dr. Jaime de Oliveira, albergue noturno e escolas mistas, todos esses núcleos funcionando na então rua Newton Prado, no bairro Santana, próximos ao local onde hoje funciona o hospital.


Era a caridade em ação, dentro de um dinamismo e boa vontade exemplares. Em função disso é que conquistou o respeito e admiração do povo e das autoridades. Após sua desencarnação, as instituições referidas se resumiram apenas ao hospital e houve uma fase de distanciamento dos espíritas.


No contexto de nossa família ocorreu caso de atendimento domiciliar de Benedita à nossa bisavó materna, em 1939 e, em seguida, alguns contatos com outros familiares. Espírita desde criança e acompanhando nossa genitora Bebé, tio Rolandinho e Emília Santos, ainda no final dos anos 1950 nós presenciamos fatos inusitados, como a instituição fundada por Benedita Fernandes não receber ofertas de Natal propiciadas por grupos de espíritas.


Na década seguinte, nos entusiasmamos com a psicografia de Chico Xavier, do ano de 1963, intitulada Num Domingo de Calor, assinada pelo espírito Hilário Silva e referente à dona Benedita. E passamos a providenciar a impressão e distribuição.


Desde 1967 propusemos eventos alusivos ao vulto local, como a comemoração dos 20 anos de sua desencarnação. Situação em princípio estranha, mas definidora de rumos, ocorreu em 1971, como presidente recém- eleito da então União Municipal Espírita de Araçatuba (UMEA). Após a publicação de uma coluna espírita no jornal Tribuna da Noroeste, em que enaltecemos o trabalho de Benedita e transcrevemos a mensagem Num Domingo de Calor, houve uma réplica da direção do então sanatório, levantando discordâncias irrelevantes.


Na semana seguinte publicamos a tréplica, esclarecendo os fatos. Pouco tempo depois teve início o processo de aproximação com a direção. O processo de confraternização culminou com a realização do evento Semana Benedita Fernandes, pela UMEA, em março de 1982, com palestras alusivas ao Jubileu de Ouro da obra da homenageada, nas dependências do sanatório, centros espíritas da cidade e oferta de painel alusivo à obra de Benedita ao museu local. Na oportunidade, lançamos o nosso livro Dama da Caridade, biografia dela.


Na obra, comentamos fatos pitorescos sobre Benedita, incluímos a mensagem psicográfica de Chico Xavier já citada, textos ditados por seu espírito a Divaldo Pereira Franco e relacionamos os logradouros e instituições espíritas de várias partes do País que a homenageiam. Com a circulação do livro, o vulto araçatubense tornou-se mais conhecido.


Temos a felicidade de ouvir referências sobre sua atuação espiritual e de conhecer novas instituições que a homenageiam, como em Cuiabá (MT), São Gabriel do Oeste (MS) e Belém (PA). São locais onde já comparecemos para falar sobre a vida e obra dela.


Benedita Fernandes, que se notabilizou por ser amiga de todos, sem distinção de faixa religiosa, à época admirada pelo povo, por prefeitos da cidade e governadores do Estado, e reverenciada pelos espíritas de muitos locais do País é um marco de Araçatuba!






Antonio Cesar Perri de Carvalho foi dirigente espírita em Araçatuba,
é diretor da Federação Espírita Brasileira e do Conselho Espírita
Internacional. Descreve esta Face Espírita para publicação
exclusiva na Folha da Região.


(Publicado no Jornal Folha da Região, Araçatuba, SP, quarta-feira, 7/3/2012, página A2)

Benedita Fernandes, no centro da foto, com crianças em viagem a Mato Grosso, no ano de 1940
Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes
Dona Benedita, à frente e no centro, com amigos e colaboradores. Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário